Palmas apresenta 54 novos casos suspeitos de dengue na 44ª semana epidemiológica do ano

A 44ª semana epidemiológica deste ano traz a informação de 54 novos casos suspeitos de dengue, 13 de chikungunya e nenhum de zika vírus no período referente aos dias 30 de outubro a 5 de novembro. A Secretaria Municipal da Saúde ressalta que os dados apresentados no Boletim Epidemiológico dos Agravos Transmitidos por Vetores e Zoonoses são parciais e estão sujeitos a atualizações, especialmente do número de casos confirmados.

Cenário atual

No acumulado deste ano, Palmas registrou 21.640 casos notificados de dengue, 5.468 de chikungunya, 863 de zika vírus e sete de febre amarela. Destes dados, 11.632 casos foram confirmados para dengue, 2.535 para chikungunya, 43 para zika vírus e nenhum para febre amarela.

Sintomas e atendimentos

Os principais sinais das enfermidades provocadas pelas arboviroses, especialmente as transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, são febre alta, erupções cutâneas, dores musculares e articulares. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) recomenda à população que procure a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência ainda no início dos sintomas e reforça que existem medicações contra indicadas em pacientes com dengue.

Prevenção

A área técnica da Semus reforça que a principal forma de prevenção é eliminar o mosquito. Dessa forma, alguns cuidados são necessários como evitar recipientes com água parada no quintal ou dentro da própria residência, manter a tampa do vaso sanitário sempre abaixada, realizar limpeza frequente de calhas, ralos, caixas de gordura e caixas d’água e, principalmente, permitir o acesso do agente de combate às endemias em sua residência ou estabelecimento comercial.
Texto: Redação Semus

Edição: Secom