“O acolhimento da UBS fez toda diferença”, diz paciente curado da tuberculose em Araguaína

Diagnosticado duas vezes com a doença, Hermes da Silva conta que recebeu todo o amparo durante o tratamento e que continua sendo acompanhado pela equipe Vigilancia-Epidemiologica

Hermes é um dos pacientes atendidos em Araguaína pelo Programa Municipal da Tuberculose. Oferecido pela Secretaria da Saúde de Araguaína, o conjunto de ações proporciona ao paciente tratamento totalmente gratuito, incluindo exames e medicação.

Prevenção
O diagnóstico precoce da tuberculose permite um tratamento mais eficiente e com mais chances de cura, reduzindo o risco de contágio e o desenvolvimento de possíveis complicações. A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin) protege a criança das formas mais graves da tuberculose, como a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa, prevenindo a infecção ou a progressão da doença. Em Araguaína, a vacina BCG está disponível em todas as salas de vacinação das UBS.

Sobre a tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Um dos principais sintomas da tuberculose é a tosse seca ou produtiva (com catarro) persistente por três semanas ou mais. O paciente também pode ter febre, suor excessivo no período da tarde, cansaço e perda de peso.
Atendimento gratuito nas UBS,  o tempo para recuperação pode demorar de seis meses a um ano,  medicação gratuíta. 

Site: www.araguaina.to.gov.br

Fan Page: www.facebook.com/NossaAraguaina

Twitter: www.twitter.com/NossaAraguaina

You Tube: http://goo.gl/T6yXOQ

AraguaínaMedicamento gratuítoTuberculoseUBS