Boletim da monkeypox informa sete novos casos suspeitos na Capital

Erupcoes-cutaneas-em-qualquer-regiao-do-corpo-incluindo-regiao-oral-e-intima-febre-de-inicio-subito-dores-de-cabeca-fraqueza-e-dores-musculares.png
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Palmas (Cievs) da Secretaria Municipal da Saúde, divulgou nesta segunda-feira, 19, o boletim da 50ª semana epidemiológica da monkeypox. O documento informa que entre 11 e 17 de dezembro foram efetuadas sete novas notificações de casos suspeitos para esta doença.

O Cievs reforça que na presença de sintomas como erupções cutâneas em qualquer região do corpo (incluindo região oral e íntima), febre de início súbito, dores de cabeça, fraqueza e dores musculares, a população deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para avaliação criteriosa dos sintomas apresentados.

Ao concluir a suspeita clínica, o caso será notificado pela equipe condutora, o exame específico será realizado (PCR pelo Laboratório Central do Estado-Lacen-TO) e o paciente suspeito cumprirá isolamento até elucidação do seu diagnóstico. Durante esse período, o paciente será devidamente monitorado pela equipe Cievs, que além de esclarecer dúvidas, ajudará na condução do caso, acompanhará o processo evolutivo da doença e o encerramento do seu diagnóstico, dando suporte sempre que necessário.

 

Acumulado

Desde o primeiro caso suspeito, registrado em 1º de agosto deste ano, a Capital soma 138 notificações suspeitas para a doença, sendo 80 mulheres e 58 homens. Do número, até o momento, sete foram confirmados e 95 tiveram diagnóstico descartado. Os outros 36 casos ainda estão em investigação.

 

Texto: Redação Semus

Edição: Deni Rocha/Secom

 

Monkeypox