Cultura, informação e bem estar.

Acesso a linhas de crédito pode ser a salvação para micro e pequenas empresas, mas requer cautela

O IBGE aponta que mais de 70% das micro e pequenas empresas fecham antes dos dez anos de atividade e entre as medidas que podem remediar e até impedir uma falência iminente está o acesso a linhas de crédito. O problema é saber quando um empréstimo, por exemplo, é realmente uma boa ideia.

A dica de ouro é contar com o apoio de um profissional na hora de acessar alguma linha de crédito. Para o especialista contábil da Pactus Contabilidade, Thyago Andrade, sem um estudo financeiro, o que devia ser uma ajuda, pode até piorar a situação.

De acordo com o contador, uma linha de crédito que merece atenção é o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Nessa linha, o limite de crédito é de até 30% do faturamento anual da empresa, a contratação é mais rápida e a taxa de juros menor, já que o governo federal respalda as instituições financeiras em caso de inadimplência do contratante. Só nos primeiros 11 dias desse mês, os bancos concederam R$ 1 bilhão via Pronampe.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais