Cultura, informação e bem estar.

A Voz de Goiás, cantora Maria Eugênia comemora 30 anos de carreira com show em Palmas.

Também conhecida como A Voz de Goiás, título dado pelo diretor de novelas Marcos Schechtman, da Rede Globo, a cantora Maria Eugênia está em turnê pelo País para celebrar suas três décadas na música, por meio do musical “Maria Eugênia – Turnê 30 Anos”.

No Tocantins o show acontece no Teatro Sesc Palmas, no próximo sábado, dia 29 de Junho. A sessão única acontece às 20 horas, com entrada franca e classificação livre.

 

A realização é da Lume Produções Artísticas com patrocínio do edital Circula Goiás – Difusão da Arte e Cultura Goiana, da Lei Paulo Gustavo (LPG), via Secretaria Estadual da Cultura de Goiás e Ministério da Cultura, do Governo Federal. O projeto celebra as três décadas de sucesso do primeiro disco de Maria Eugênia, considerada uma das vozes femininas mais importantes, reconhecidas e afinadas da música popular goiana e brasileira. Os shows apresentam grandes canções da trajetória da artista, destacando sua representatividade goiana na música brasileira.

 

Estarão no repertório canções que destacam o folclore e os costumes do povo como como Folia da Estrela Guia/ Notícias do Brasil (Maria Eugênia, Nasr Chaul e Fernando Perillo), os povos originários e tradicionais como Índios/ Retratos do Brasil, obras de artistas tocantinenses como Cuida do que é seu em mim (Tião Pinheiro, Léo Pinheiro e J. Bulhões), Nois é Jeca mais é Jóia, Dodoi e Frutos da Terra (Genésio Tocantins e Hamilton Carneiro);  clássicos da MPB como Ponteio (Edu Lovbo), Brasil Pandeiro (Geraldo Pereira), Trocando em Miúdos (Chico Buarque) e Companheiro (Naire/Tibério Gaspar), música que foi tema de abertura da novela Araguaia, da Rede Globo.

 

A apresentação em Palmas integra projeto de turnê nacional, em que a artista aponta seleção de cidades onde tem histórias, sendo elas Palmas, São Paulo e Niterói. “A proposta é de comemorar os meus  30 anos de carreira com amigos, músicos, artistas e fãs, pessoas que fizeram este tempo passar com leveza , arte, e sobretudo muito amor”, expressa a cantora.

 

Reconhecida como “Cantriz”, os álbuns de Maria Eugênia revelam a potência, beleza e maturidade técnica de sua voz. Mostram também, todavia, a impossibilidade de se lhe atribuir apenas um ou outro adjetivo: graciosa, agressiva, ingênua, sedutora, matreira ou o que seja, todos eles se revezam para dar contorno à personalidade de cada canção por ela interpretada.

Biografia

Maria Eugênia iniciou a carreira em 1986, com premiações em festivais e participando de shows e discos de compositores goianos. Formou-se em piano erudito em 1990. Seu primeiro disco (que levou seu nome) veio em 1992. Sua mais importante turnê internacional foi de 1999 a 2009, no projeto “Solo Brasil”, com o espetáculo “Uma Viagem Através da Música do Brasil”. Esse trabalho foi mostrado pelas Américas Central e do Sul, em mais de 20 países como Venezuela, México, Cuba, Jamaica, Bahamas, Argentina, Uruguai e Paraguai. Na Europa, apresentou-se na Expo Hannover (Alemanha).

 

Participou de programas como Som Brasil, da Rede Globo, em homenagem a Chico Buarque, onde cantou duas canções, ao lado de nomes como Miúcha, Cauby Peixoto e Bibi Ferreira. Transformado depois também em um DVD.

 

Em 2014, Maria Eugênia ousou ainda mais, como atriz, sendo protagonista do curta “Os 3 pecados” dirigido por Thaís Oliveira, depois de várias participações em outros filmes. Em 2022 e 2023 realizou o Projeto Educanto, viajando por 24 cidades no interior de Goiás, encantando mais de 17 mil alunos.

 

Músicos:

Luiz Chaffin, direção musical e violão

Marcelo Maia, baixo

Fred Valle, bateria

Edilson Morais, percussão

 

Serviço

Palmas, 29/06

Teatro Sesc Palmas

20Hs

Entrada Franca

Qd. 502 Norte Av. LO – 16, Lt. 21-A Plano Diretor Norte

Crédito das fotos: Daniel Siqueira
Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais