Cultura, informação e bem estar.

244 alunos tocantinenses vencem Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Premiacao-ONEE-2022-02_Todos-os-Alunos.jpg

Eles nem concluíram o fundamental II ainda, mas já sabem que o caminho para um mundo melhor é a sustentabilidade. E depois de participarem da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, chegou a vez dos 244 alunos tocantinenses receberem as premiações. A solenidade de entrega aconteceu nesta sexta-feira, 16 de dezembro, às 14h, no Auditório sede da Energisa Tocantins, em Palmas.

 

Em sua segunda edição, o evento teve a participação de cerca de 200 mil estudantes do 8º e 9º ano e de 7.500 professores de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil. Apenas do Tocantins, foram 2.100 crianças do 8º e 9º ano do ensino fundamental e 84 professores da rede pública e privada de ensino do estado que participaram da ONEE 2022. “O nosso foco é preparar as futuras gerações para desfrutarem de energia com consciência, sem desperdícios”, destacou o analista de Eficiência Energética da Energisa Tocantins, Domingos Junior.  Um dos destaques na Olimpíada foi o estudante Lucas Feitosa, que estuda em uma escola da rede privada de Araguaína, e levou medalha de ouro na competição.

 

A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e realização da Energisa Tocantins e demais concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal.

 

Na área educacional, além de apoiar a ONEE 2022, a Energisa também desenvolve projetos de conscientização para alunos da rede pública. Para estimular cada vez mais os jovens e adultos, um dos projetos, o Nossa Energia, utiliza estruturas itinerantes (caminhões e tendas) para levar experiências lúdicas e inovadoras, com jogos, realidade virtual e a simulação de desafios reais de economia de energia.

As iniciativas do Programa abrangem a substituição de equipamentos que consomem energia em excesso por outros mais modernos e mais eficientes, o que é realizado em hospitais públicos e em residências de baixa renda, por exemplo. Apenas em 2022, o Projeto Nossa Energia realizou 40 ações com palestras programas educacionais e a troca de 45 mil lâmpadas por LED.

 

Olimpíada

 

A Olimpíada foi realizada entre agosto e dezembro deste ano. Para chegar ao resultado final, professores e estudantes passaram por uma capacitação prévia à realização dos desafios e provas. A disputa incluiu as etapas de formação de professores através da plataforma digital, multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização das provas que permitirão a aferição do aprendizado. Todas aconteceram de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdo online e off-line, incluindo a realização de provas em braile, denotando o caráter inclusivo do certame.

 

Os materiais dirigidos aos estudantes foram baseados no moderno conceito de “gamificação”, através de desafios que permitam ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade. Durante a olimpíada, foram utilizadas técnicas de simulações e ludicidade. As etapas incluíram também a realização de “Blitz da Eficiência” nas áreas atendidas por cada distribuidora.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais