Cultura, informação e bem estar.

Lei que abre caminho para pagar Piso da Enfermagem é sancionada – resultado de projeto de Tiago Dimas,

Tiago-Dimas-Gabinete.jpg

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), sancionou a Lei N.° 197/2022, resultado da aprovação do PLP (Projeto de Lei Complementar 7/22), de autoria do deputado federal Tiago Dimas (Podemos-TO). A nova norma pode ser o começo de uma solução para o custeio do pagamento do Piso da Enfermagem, pois ela direciona cerca de R$ 25 bilhões para a saúde pública de estados e municípios e outros R$ 2 bilhões preferenciais para Santas Casas e Hospitais filantrópicos com serviços prestados ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Os recursos são de fundos de saúde, mas sem a lei não poderiam ser utilizados para despesas em geral, pois hoje possuíam fim especifico (verba carimbada) de combate a Covid-19. Agora, pode ser remanejado e utilizado para qualquer fim voltado à saúde pública. Com isso, a iniciativa de Tiago Dimas se torna uma esperança para que os recursos possam bancar o investimento necessário para a implementação do novo Piso Salarial Nacional da Enfermagem.

A nova lei foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 7 de dezembro.

“É muito satisfatório ver todo nosso esforço na Câmara se tornando realidade. Eu sempre trabalhei com muito afinco, estudando todos os temas no Legislativo, para entregar resultados para a população. Agora, temos mais um projeto nosso que virou lei e que pode ser uma solução para uma categoria que mercê demais”, destacou Tiago Dimas, ao comemorar a sanção.

Beneficiados diretamente

No Tocantins, praticamente todos os municípios do Estado serão beneficiados, além dos hospitais filantrópicos, como o Hospital e Maternidade Dom Orione, de Araguaína.

Os recursos serão originados de saldos de repasses da União constantes dos fundos de saúde e de assistência social de estados, Distrito Federal e municípios, que poderão ser utilizados até o final de 2023.

Confira o texto da lei na íntegra aqui: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/leicom/2022/leicomplementar-197-6-dezembro-2022-793429-publicacaooriginal-166462-pl.html.

Foto: Divulgação

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais