Dois estabelecimentos atuados por infringirem Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos Infantis

Na manhã desta quinta-feira, 17, durante fiscalização de rotina, fiscais da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) autuaram dois estabelecimentos comerciais por infringirem a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1.ª Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL). foto-Divulgacao

No supermercado, o descumprimento consistiu na promoção de leite infantil sem o alerta para estimular o aleitamento materno. Na farmácia havia oferta de um dos produtos que não poderia utilizar essa estratégia de marketing. A comercialização e promoção de produtos como leites industrializados, mamadeiras, chupetas, papinhas e protetores de mamilos não podem ser expostos para induzir o desmame antecipado dos bebês.

O risco de doenças como asma e diabetes são menores em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. Além disso, é um excelente exercício para o desenvolvimento da face, dentição, respiração e fala dos bebês. Já para as mamães, o ato de amamentar auxilia na prevenção de diabetes tipo 2, câncer de mama, ovário e colo de útero, e ainda, ajuda na saúde mental da mulher, gerando autoestima e confiança.

Caso o cidadão observe alguma prática que infringe à NBCAL, ele pode denunciar para a Vigilância Sanitária pelo telefone 0800 64 64 156 ou pelo site da Prefeitura de Palmas na aba ‘Ouvidoria’.

Texto: Semus/Palmas

Edição: Secom

 

 

 

amamentaçãoComércioNBCALPalmas TO