Acesso a linhas de crédito pode ser a salvação para micro e pequenas empresas, mas requer cautela

O IBGE aponta que mais de 70% das micro e pequenas empresas fecham antes dos dez anos de atividade e entre as medidas que podem remediar e até impedir uma falência iminente está o acesso a linhas de crédito. O problema é saber quando um empréstimo, por exemplo, é realmente uma boa ideia.

A dica de ouro é contar com o apoio de um profissional na hora de acessar alguma linha de crédito. Para o especialista contábil da Pactus Contabilidade, Thyago Andrade, sem um estudo financeiro, o que devia ser uma ajuda, pode até piorar a situação.

De acordo com o contador, uma linha de crédito que merece atenção é o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Nessa linha, o limite de crédito é de até 30% do faturamento anual da empresa, a contratação é mais rápida e a taxa de juros menor, já que o governo federal respalda as instituições financeiras em caso de inadimplência do contratante. Só nos primeiros 11 dias desse mês, os bancos concederam R$ 1 bilhão via Pronampe.

Empréstimopequenas empresasPronampe