Sons do Jalapão: AssociaçãoViva Música leva oficinas de música com instrumentos tradicionais a Mateiros
Com o objetivo de fortalecer e expandir as atividades culturais no Estado do Tocantins, a Associação Viva Música deu início ao projeto “Sons do Jalapão: Práticas e Difusão Musical no Tocantins” nesta terça-feira, 20, por meio de aula inaugural na Escola Professora Ernestina Vieira Soares, em Mateiros (Jalapão). A iniciativa pretende inserir a comunidade de Mateiros, no coração do Jalapão, em uma vivência cultural enriquecedora, promovendo oficinas sobre instrumentos, ritmos e músicas tradicionais tocantinenses.
A realização é da Associação Viva Viva Música e Governo Federal com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, por meio da empresa Energisa e Ministério da Cultura. O projeto ainda conta com apoio da Prefeitura Municipal de Mateiros e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
De acordo com o diretor-geral do Projeto, o maestro Bruno Barreto, o “Sons do Jalapão” visa não apenas preservar, mas também difundir a rica diversidade cultural do Tocantins, com especial atenção às comunidades tradicionais do município de Mateiros. “As oficinas oferecerão capacitação em instrumentos locais e ritmos autênticos, abordando elementos fundamentais da herança musical tocantinense”, destaca o maestro.
O gerente de gestão e projetos da Energisa, Leandro Fernandes, ressalta sobre a parceria da empresa com o projeto. “Nós enxergamos o incentivo à cultura e o resgate da tradição como papel de todos nós e, por isso, fazemos questão de apoiar iniciativas como o “Sons do Jalapão”, conta.
Para ele, a proposta reflete a importância de preservar e promover a diversidade cultural em todas as suas formas. “O despertar das crianças para a arte e a cultura é uma semente que vai gerar muitos frutos para a cultura tocantinense”, complementa o gerente.
Além das oficinas, o “Sons do Jalapão” criará espaços de conscientização e formação para artistas, agentes culturais e a comunidade em geral. A meta é capacitar esses grupos para se tornarem multiplicadores de conhecimentos e expressões culturais do Estado, garantindo a continuidade e a renovação das tradições tocantinenses.
O maestro Bruno Barreto ainda destaca a importância dessa iniciativa para a valorização da cultura local. “O Sons do Jalapão é um movimento de resistência cultural e de celebração das nossas raízes. Queremos oferecer às comunidades a oportunidade de se reconectar com suas tradições e de expressá-las de maneira vibrante e contemporânea”, afirmou Barreto.
O projeto, que será implementado ao longo dos próximos meses, também prevê parcerias com escolas locais e outras organizações comunitárias, com o intuito de assegurar um impacto duradouro e sustentável. “Nosso objetivo é deixar um legado que vai além da música. Queremos que as pessoas se apropriem dessas práticas e que a cultura tocantinense se fortaleça através das futuras gerações”, concluiu o maestro.
Sobre o projeto “Sons do Jalapão”:
O “Sons do Jalapão: Práticas e Difusão Musical no Tocantins” é uma iniciativa cultural que visa a promoção da diversidade cultural e o fortalecimento das tradições musicais no Estado do Tocantins. Com foco em oficinas e capacitação, o projeto busca capacitar artistas e agentes culturais, além de promover o engajamento das comunidades tradicionais do Jalapão.
As atividades seguem até o mês de novembro, sendo Oficinas de Instrumentos Tocantinenses, Minicurso de Ritmos Tocantinenses, Minicurso de Músicas Tradicionais Tocantinenses e Apresentações e Difusão artística.
Ficha Técnica
Direção artística e musical: Bruno Barreto
Coordenação administrativa: Maxley Morato
Produção executiva: Eduardo Andrade
Coordenação geral: Fábio Bruniel
Coordenadora de Comunicação: Cinthia Abreu
Filmmaker: Rafael Motta
Intérprete de Libras: Luan Crispim
Produção Local: Ândria Parente