Cultura, informação e bem estar.

Longa-metragem Entramas leva o universo lúdico das artes cênicas ao cinema

Malabares, perna de pau, bonecos gigantes, cortejo, estandarte e muita cor e diversidade para contar a história de uma trupe mambembe que vive momentos delicados após a morte de seu menestrel. A cena identificaria perfeitamente um espetáculo de artes cênicas, mas é levada ao cinema através do longa-metragem Entramas, roteirizado e dirigido por Justino Vettore e produzido pela Fábrica Produções.

 

Com uma carreira projetada com uma série de experiências das artes cênicas ao audiovisual, o cineasta Justino Vettore afirma que a produção audiovisual relata tramas familiares artísticas e traz um pouco da sua trajetória das artes cênicas para o audiovisual. “Entramas faz muito sentido para mim porque é sobre artistas e estou fazendo com artistas que admiro muito. É uma história sobre nós artistas do teatro, do circo, mas também do audiovisual e qualquer arte, pois se assemelham às dificuldades, alegrias, desafios familiares, artísticos e culturais”, descreve o artista.

 

O elenco, inclusive, é formado por artistas pioneiros e de referência no Teatro no Tocantins, como Meire Maria, Cleuda Milhomem, Magna Carneiro, Luiz Navarro e muito mais. “Ter esses artistas do Tocantins no lugar de protagonismo em uma obra de ficção cinematográfica é muito satisfatório. Acho que os nossos artistas do Tocantins e o nosso audiovisual merecem esse investimento e fico muito feliz de proporcionar isso”, complementa o diretor.

 

Alguns desses artistas já possuem larga experiência no Cinema enquanto outros iniciam a carreira com Entramas. “Eu já trabalho com o teatro há 13 anos e essa é a minha primeira atuação no cinema. Estou muito feliz, realizada e encantada com cada detalhe”, declara a atriz Amanda Nobre, que vive a protagonista Yasamin.

 

O ator global Gabriel Santana (conhecido por seus papéis em “Chiquititas” e “Pantanal”) veio pela primeira vez ao Tocantins especialmente para a gravação de Entramas, sendo o protagonista Anturio. “Ao longo da história a gente vai entendendo que a família guarda um grande segredo e aí os sobrinhos, que são o Anturio e a Yasamin, não sabem desse segredo que as tias guardaram com o pai. Então, ao longo da história do filme a gente vai descobrindo que segredo é esse guardado na família que não é repassado aos filhos”, relatou Gabriel Santana.

 

Mais de 100 trabalhadores estão envolvidos na produção audiovisual, sendo 90% de sua equipe composta por profissionais tocantinenses, e o set escolhido é o distrito de Taquaruçu com gravações que seguem ao longo de todo o mês de Julho. “Escolhemos Taquaruçu pela beleza do distrito, cachoeiras e toda a beleza natural que é tão rica no nosso Estado. Vai ser uma honra mostrar para o País e quiçá para o mundo”, projeta Justino.

 

Sinopse

O filme conta a história da família Flores, que possui uma trupe de teatro mambembe e vive momentos delicados após a morte de seu menestrel. Após o ocorrido, as relações familiares se estremecem. O palco não convence mais e sem a caracterização restará a cada um lidar com a própria verdade: hora de o passado ser tirado a limpo.

 

 

Projeto

Uma realização da Fábrica Produções, o projeto foi contemplado no edital de Audiovisual, Lei Paulo Gustavo, pela Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins. A gravação do longa-metragem integra o projeto “Pasárgada” de produção e formação na linguagem cinematográfica, e empregará mais de cem trabalhadores do audiovisual no Tocantins, com equipe e ações em Palmas, Araguaína e Gurupi.

 

Ficha Técnica

Direção: Justino Vettore

Produção: Pablo Pereira

Produção Executiva: Mariana Mêmis Müller

Direção de Fotografia: Ernesto Rheinboldt

Direção de Arte: Fernanda Rodrigues e Flaviana OX

1º Assistente de Direção: Laura Mansur

Direção de Produção: Raquel Etges

Platô: Danilo Moreira

Produção de Elenco: Ana Kamila Castaño

Figurino: Vivian Oliveira

Caracterização: Johnson Morais

Assessoria de imprensa: Cinthia Abreu

 

Elenco: Gabriel Santana, Amanda Nobre, Carlos Gontijo, Magna Carneiro, Cleuda Milhomem, Meire Maria, Luiz Navarro, João Welson, Maria Clara, Patrícia de Sá, Ana Kamila Castaño, Sávio Danrlley, Fernando França, Luma Gomes e Adailson Costa.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais