Cultura, informação e bem estar.

Comitê de Cultura no Tocantins debate programas e projetos voltados para o setor audiovisual no Brasil

O Comitê de Cultura no Tocantins participa dos debates sobre parâmetros estratégicos e operacionais para os programas e projetos voltados para o setor audiovisual no Brasil.

O Comitê de Cultura no Tocantins participa dos debates sobre parâmetros estratégicos e operacionais para os programas e projetos voltados para o setor audiovisual no Brasil. Para isso, membros do Comitê participam de uma série de reuniões neste mês de Agosto com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, em conjunto com o Conselho Superior do Cinema.

No encontro da última semana, o coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira, participou de reunião online que teve a proposta de discutir a construção do Plano de Diretrizes e Metas do Audiovisual Brasileiro, um documento de planejamento de longo prazo para a gestão de políticas públicas, que orienta as políticas audiovisuais estabelecidas pelo Ministério da Cultura, por meio do trabalho da Secretaria do Audiovisual (SAV) e da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

De acordo com o coordenador-geral, o Plano fundamenta e articula ações entre diferentes ministérios, esferas de gestão e a sociedade civil. “Desde a efetivação dos Comitês até as reuniões de alinhamentos de trabalho e debates participativos, nós -enquanto artistas e produtores- estamos integrados na gestão da Cultura no País. Isso porque o Governo Federal tem permitido uma participação social como premissa básica do seu trabalho, priorizando a escuta e a construção coletiva do futuro que queremos para o Brasil”, relatou Kaká Nogueira.

 

Plano

O Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual (2011-2020) visava ao macroplanejamento do mercado de conteúdos audiovisuais em seus diversos segmentos e atividades. O plano focava no planejamento do mercado de conteúdos audiovisuais em seus diversos segmentos e atividades, abrangendo aspectos regulatórios, de desenvolvimento e organização dos agentes públicos e privados, abrangendo a década de 2011 a 2020, com metas para o meio (2015) e o final do período (2020). Devido à pandemia de COVID-19, o plano foi estendido até 2021. O PDM (2011-2020) propôs a expansão e desconcentração do mercado interno como condição fundamental para a universalização do acesso aos serviços audiovisuais, com o objetivo de transformar o Brasil em um centro produtor e programador de diversos conteúdos. Desde 2021, o ecossistema do audiovisual brasileiro está sem um plano. Nesta nova gestão, a elaboração do plano passa a ser responsabilidade do Conselho Superior do Cinema e da Secretaria do Audiovisual (SAV).

 

Comitê

O Comitê de Cultura no Tocantins é coordenado pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas do Tocantins (Fetac), presidida por Kaká Nogueira, ator, produtor e coordenador geral do Comitê.  O Comitê conta com a colaboração em rede da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca). O Comitê do Tocantins ficou em 1° lugar no Brasil na seleção realizada em 2023 pelo MinC e terá ações coordenadas pela Fetac por 24 meses.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. AceitarSaiba Mais