Projeto Bailão do Passarim encerra temporada com oficina musical e baile dançante para idosos

Após duas apresentações e público de mais de 1 mil pessoas, o projeto Bailão do Passarim chega a etapa final desta temporada.

Para coroar o encerramento até a próxima edição, o músico Dorivã ofertará oficina e show com baile dançante na próxima quinta-feira, 27, para idosos da Universidade da Maturidade (UMA), no campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Toda a programação é gratuita, sendo a oficina às 15 horas e o baile às 17h30, no auditório da Reitoria da UFT.

 

A oficina com instrumentos percussivos é uma atividade de contrapartida social do projeto, com a proposta de levar aprendizado aos participantes sobre a prática musical. “Vamos apresentar alguns ritmos básicos e simples de percussão para que os próprios estudantes da UMA possam utilizar em atividades futuras voltadas para a música”, adianta o artista.

 

Já o show vai trazer canções autorais de Dorivã, mais conhecido como Passarim do Jalapão, e também clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) em ritmo de baião e forró. “Vai ser uma festa linda para ninguém ficar parado. Energia essa turma da UMA tem de sobra, por isso tenho a certeza de que será incrível com uma troca de muita interatividade e alegria”, ressalta o artista, acrescentando ainda que a proposta é utilizar a música para a socialização do público idoso, como ferramenta de combate ao isolamento e ainda de incentivo à movimentação corporal.

 

Projeto

Esta é a terceira etapa do projeto, que já ofereceu shows para idosos do Parque Municipal da Pessoa Idosa e do Grupo Vida Ativa do Sesc.

 

A proposta é oferecer uma programação diferenciada para a terceira idade, com o objetivo de estimular a prática da atividade física por meio da dança para melhorar a saúde e o bem-estar dos idosos. O projeto instiga à valorização da cultura musical do Tocantins, permitindo aos idosos a oportunidade de vivenciar e apreciar a música autoral e reviver boas lembranças pela música e dança.

 

A iniciativa foi contemplada pelo edital 019/2023 – Artes Tocantins pela Lei Paulo Gustavo (LPG), via Ministério da Cultura (MinC) e Secretaria Estadual de Cultura (Secult). A realização ainda contou com o apoio da Prefeitura de Palmas por meio da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial, do Sesc e  contará também com a parceria da Universidade da Maturidade.

 

Serviço

O quê – Bailão do Passarim com o músico Dorivã

Quando – Quinta-feira, 27/06

Horário – Oficina às 15 horas e baile às 17h30

Local – Auditório da Reitoria da UFT

Entrada franca

 

Ficha Técnica

Coordenação Geral: Graziela Cortez

Instrutor das oficinas: Dorivã

Voz e violão: Dorivã

Sanfoneiro: Batista Leite

Técnico de som: Alex Eduardo

Publicidade: Elton Abreu

Assessoria de imprensa: Cinthia Abreu/Companhia A Barraca

Assessoria de redes: Bárbara Aguiar

Entrada francaJalapãoMúsicaUFT