Comsaúde celebra 55 Anos de impacto na saúde e na comunidade

No próximo sábado, dia 15 de junho, a Comsaúde comemora seus 55 anos de história dedicada ao bem-estar da comunidade. Toda a programação é gratuita e vai reunir atividades recreativas, momentos religiosos, programação solo e cultura. Todas as atividades se iniciam às 9 horas da manhã e seguem ao longo de todo o período matutino (confira a programação).

Considerada uma das instituições mais respeitadas no campo da saúde e desenvolvimento social, a instituição foi fundada em 10 de junho de 1969.

A atuação da Comsaúde inclui uma variedade de serviços e projetos em saúde, educação e desenvolvimento comunitário. Entre seus serviços estão o Hospital Padre Luso, o Centro de Saúde Dr. Eduardo Manzano, a Escola Família Agrícola de Porto Nacional, o Cabaça Cultural, o Grupo de Consciência Negra do Tocantins –  Gruconto, o Centro de Educação e Recuperação Infantil (CERI), o Centro das Crianças Dra. Heloísa Lotufo Manzano, o Coletivo de Mulheres Negras e Populares de Porto Nacional-TO, entre outros. Além disso, também está envolvida em ações comunitárias, como o Projeto Social Tambores do Tocantins, o apoio à economia solidária e programas esportivos como o COMBAD – Badmington. Seu compromisso com a comunidade vai além das fronteiras, com parcerias e projetos em outros países, demonstrando seu impacto global.

A diretora do Hospital Padre Luso, Maria Alice de Araújo, considera que a missão que move a Comsaúde nesses 55 anos de história envolve diversas vertentes. “A gente tem contribuído para qualidade de vida e transformação social, que para nós é capacidade de luta. Que é o indivíduo combater tudo o que aflige seu corpo, sua mente, é a possibilidade do corpo lutar contra todas as adversidades, as bactérias, contra os vírus. Então, promover qualidade de vida é também promover que as pessoas consigam se inserir no mercado de trabalho e consigam se inserir na vida do social com direito à cultura, saúde de qualidade e uma educação de qualidade com o mínimo de instrumentos para conquistar este é bem-estar social”, afirma.

O músico e artesão Marcio Bello, diretor dos Tambores do Tocantins, declara que outro motivo para comemorar é a aprovação da Comsaúde como Pontão Estadual de Cultura.  “A história da Comsaúde com Cultura Viva se dá desde 2004 quando o projeto Tambores do Tocantins se torna ponto de cultura através da entidade Comsaúde. Então, a gente passa a ter essa primeira experiência como uma das primeiras cem instituições a desenvolver esse programa  do Governo Federal. A gente participou de todo esse processo de construção e que agora nessa retomada do Ministério da Cultura nessa reconstrução o programa também volta e a gente através do edital de Ponto e Pontões passa a ser junto com a Comsaúde o Pontão Estadual de Cultura Tambores dos Tocantins efetivando essa ação que a gente já faz há tanto tempo que é esse trabalho de agregar, de fomentar, de articular a cena dos pontos de cultura”, declara o artista.

Ele complementa ainda sobre a importância desses projetos para o acolhimento dos grupos étnicos, das populações ribeirinhas e periféricas em situação de risco. “Agora com essa possibilidade importante para a cultura, a gente vai poder auxiliar e articular essa reestruturação da rede nacional de Pontos de Cultura. A Política Cultura Viva virou uma política que também é implementada em outros países, copiando o modelo brasileiro”, ressalta Marcio Bello.

A presidente da Comsaúde, Luciana Pereira de Souza, agradece a todos os colaboradores que ao longo desses anos contribuíram com as ações e serviços prestados à comunidade. “A COMSAÚDE, durante todo percurso  dos seus 55 anos contou com a valiosa colaboração, dos sócios, voluntários, diretoria , dos coordenadores de serviços, ou melhor dizendo de todos seus colaboradores,  que atuaram durante o percurso  diretamente no planejamento e na implementação das ações  significativas que  através dos resultados alcançados e transformações que ajudamos a promover é que  contribuímos na construção de um mundo melhor, na defesa de direitos, desenvolvimento comunitário, educação e formação, colaboração e parcerias”, considera.

Comsaúde

Comsaúde significa Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação. Trata-se de uma Organização não-governamental e filantrópica com uma trajetória marcada por comprometimento e serviço à sociedade. Desde sua fundação, a Comsaúde tem desempenhado um papel vital na promoção da saúde e na transformação social, atuando através de quatro setores principais: Saúde, Comunicação e Cultura, Educação e Assistência Social. Cada setor abriga uma gama de serviços e programas que visam atender às necessidades diversas da comunidade.

A história da Comsaúde remonta a 1968, quando um grupo de profissionais de saúde começou a trabalhar no recém-construído hospital estadual, a Unidade Nacional de Saúde Mista de Porto Nacional antigo norte Goiano. Percebendo a necessidade de um trabalho mais amplo de promoção humana, o grupo expandiu suas atividades para incluir programas de combate às verminoses, recuperação nutricional, melhoria de habitação, educação pré-escolar e estímulo ao artesanato. Com o tempo, outros profissionais e membros da comunidade se juntaram ao grupo, fortalecendo assim a missão da Comsaúde.

A missão da Comsaúde é clara: contribuir com a articulação dos movimentos sociais para promover uma sociedade mais justa, democrática e solidária. Seus 55 anos de história são um testemunho do compromisso contínuo com essa missão, bem como da seriedade, competência e transparência que a tornaram uma referência na área da saúde e desenvolvimento social.

Programação

9h-Café da manhã  em comemoração ao aniversário de 55 anos  da COMSAÚDE

9h40- Oração comunitária de agradecimentos:  Marinalva  e Maria Alice de Araújo

(Cantos  e Salmos)

Fala do Dr. Eduardo Manzano(fundador e presidente de honra)

Fala da Luciana Pereira (Presidente atual)

Palavra Franca

Corte do bolo, parabéns e apresentação cultural  com Tambores do Tocantins