Apesar da chuva no final de semana, outubro começa com temperaturas em torno de 40 °C no Tocantins

Impacto-das-chuvas-na-rede-eletrica-em-setembro

Para o tocantinense, o mês de setembro termina com chuva. De acordo com o NetClima, empresa especializada no monitoramento climático, existe condições para precipitações acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos de até 60 km/h no Tocantins, com destaque para a região centro-sul.

“Esse cenário de chuva com ventos e raios é propício para a queda de galhos e árvores, que podem atingir a rede elétrica. Por isso, orientamos que, ao se deparar com cabos ou qualquer estrutura elétrica no chão, não se aproximar e entrar em contato com a concessionária para que possamos fazer os reparos necessários”, explica o gerente de operações da Energisa, Alberto Cunha. 

 

Além da vegetação, objetos também podem ser lançados na rede por conta dos ventos, como placas e telhados, por exemplo. “Nesses casos, pedimos que não tentem retirar o objeto por conta própria. Pois, se a rede estiver energizada, há o risco de sofrer choque elétrico. Sempre que houver impactos na rede elétrica, a orientação também é acionar a Energisa”, complementa Cunha. 

 

Outros cuidados que os clientes devem ter é de evitar fazer manutenções quando estiver chovendo, não manusear aparelhos elétricos com mãos molhadas ou pés descalços e não ligar equipamentos em tomadas instaladas em paredes úmidas. 

“A partir de terça-feira, dia 3, haverá condições para chuva com intensidade moderada a localmente forte, acompanhada de descargas atmosféricas, sobretudo no centro-sul da região. Porém, ainda na próxima semana, as temperaturas estarão elevadas e a tendência indica possibilidade de atuação de uma nova onda de calor, que pode influenciar principalmente a região do Tocantins”, explica a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes. 

– Aplicativo Energisa ON  

– Site www.energisa.com.br  

– WhatsApp Gisa www.gisa.energisa.com.br   

calorCuidadosEnergisarede elétrica