54,6%das mulheres vítimas de violência atendidas na DPE têm renda mensal de até 1/2 salário mínimo

Os dados foram apurados no período de 01/01/2020 a 25/06/2023 e levam a um perfil da mulher vítima de violência doméstica assistida pela Defensoria Pública. violencia-domestica

Levantamento realizado pelo Setor de Estatísticas da Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) aponta que mais da metade (54,6%) das mulheres vítimas de violência doméstica assistidas pela Instituição têm renda mensal de até 1/2 salário mínimo. A maioria (61,7%) se declara parda (51,9%) ou preta (9,74%).

Na análise de estado civil o maior percentual (45,9%) é de mulheres solteiras, seguido por aquelas que são casadas ou têm união estável com seus companheiros (37%). Quanto aos dados relacionados à situação de moradia, 35,53% moram em imóveis alugados (19,2%) ou cedidos (16,1%). O levantamento também inclui informações sobre escolaridade: o maior percentual (32,9%) é de mulheres que concluíram o Ensino Médio.

Levantamento
Os dados apresentados na reportagem traçam o perfil das mulheres vítimas de violência doméstica atendidas na Defensoria Pública e por isso não correspondem ao perfil geral de mulheres que sofrem violência doméstica no Tocantins, haja vista que nem todas as vítimas buscam a Instituição para a orientação jurídica.

Cléo Oliveira / Comunicação DPE-TO

www.defensoria.to.def.br
Twitter: @defensoriato
Facebook: DefensoriaTO
Instagram: defensoriato
Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO)Mulherviolência